Voltar

Mestre Sênior Anderson Maia (Moy On Da San)

1973 - Nasce Anderson Silva Maia, natural de Belo Horizonte - MG.

1982 - Anderson Maia inicia nas artes marciais chinesas (Kung Fu), aos 8 anos de idade.

1986 - Toma contato com a arte do Ving Tsun (Wing Chun), através de revistas.

1987 - Começa a praticar Ving Tsun (Wing Chun) na capital mineira. Por meio de revista e livros, conhece o trabalho do Mestre Leo Imamura em São Paulo.

1989 - Faz parte do movimento de fundação da Federação de Kung Fu do Estado de Minas Gerais. Inicia o contato virtual com o Si Fu Leo Imamura.

1990 - Viaja para São Paulo para conhecer a Moy Yat Ving Tsun e se apresentar ao Mestre Leo Imamura

22 de agosto de 1990 - Na primeira visita do Patriarca Moy Yat ao Brasil, Si Fu Leo Imamura admite Anderson Maia na Família Moy Yat Sang do Clã Moy Yat, tendo como apresentador formal Marcone Abdo, seu Si Hing. Forma-se assim o primeiro grupo da MYVT em Minas Gerais.

27 de fevereiro de 1991 - Inaugura-se o Núcleo Belo Horizonte da Moy Yat Ving Tsun, no centro da cidade, à rua Tupis.

1992 - Anderson Maia faz parte da organização da segunda visita do Patriarca Moy Yat ao Brasil, em São Paulo - SP.

1993 - Anderson Maia é convidado a participar do primeiro curso de formação docente da Moy Yat Ving Tsun na América do Sul.

1994 - O Núcleo Belo Horizonte se instala na Av. Contorno, no bairro Gutierrez da capital. Anderson Maia mais uma vez se integra a equipe organizadora da terceira visita do Patriarca Moy Yat ao Brasil.

1995 - Anderson Maia organiza o I Festival de Artes Marciais de Minas Gerais, estreitando as relações com dignatários mestres do círculo marcial mineiro e diversas federações de artes marciais e esporte de combate do Estado.

1996 - Participa da quarta visita do Patriarca Moy Yat ao Brasil, tendo sido convidado por seu Si Fu à tornar-se Membro Vitalício da Moy Yat Ving Tsun. Realiza o "Hoi Jong", graduando-se no Sistema Ving Tsun.

1997 - Estabelece-se no bairro Savassi, fundando o Núcleo Savassi Belo Horizonte da Moy Yat Ving Tsun, à av. Getúlio Vargas.

1998 - É reconhecido discípulo de 1a. geração de Si Fu Leo Imamura e discípulo de 2a. geração de Si Gung Moy Yat, recebendo o nome chinês Moy On Da San, na ocasião da quinta visita do Patriarca ao Brasil.

7 de setembro de 2000 - Na sexta e última visita do Patriarca Moy Yat ao Brasil, Anderson Maia recebe o patriarca e grande comitiva em Belo Horizonte.

2001 - Falece o Patriarca Moy Yat, em 23 de janeiro de 2001, em New York City. Em novembro do mesmo ano, Anderson Maia acompanha seu Si Fu Leo Imamura e viaja para os EUA, participando da primeira reunião dos líderes da Moy Yat Ving Tsun após a morte do patriarca. Na ocasião, Anderson Maia é autorizado pela Sra. Helen Moy a realizar o registro fotográfico da obra "Ving Tsun Kuen Kuit", maior herança material deixada pelo Patriarca Moy Yat.

2002 - Casa-se com Carla Beatriz do Nascimento Maia. No mesmo ano, instala o núcleo na rua Claudio Manoel, ainda no bairro Savassi.

15 de março de 2003 - Recebe o título de "Mestre Qualificado" pela Moy Yat Ving Tsun, a primeira cerimônia do gênero na América do Sul, na ocasião do lançamento do Programa MYVT de Inteligência Marcial. É outorgado o Jiu Paai de número 3, das mãos de seus mentores, Si Fu Leo Imamura e Si Mo Vanise Imamura.

17 de abril de 2003 - Funda-se a Família Moy On Da San, representante da 12a. geração do Ving Tsun Mun da Linhagem Moy Yat do Ving Tsun.

2006 - Estabelece o núcleo à rua Sergipe, ainda no bairro Savassi.

2007 - Si Fu Anderson Maia reconhece seu primeiro discípulo, Paulo de Figueiredo, sendo o primeiro "Membro VItalício da Família Moy On Da San do Clã Moy Yat Sang". Paulo recebe o nome chinês Moy Lei Do.

2008 - Anderson Maia é convidado por seu Si Fu e Si Mo a organizar a Celebração dos 20 anos da Denominação MYVT no Brasil, em 8/8,08, evento que reuniu centenas de membros e dignatários mestres do Brasil, EUA e Canadá em Belo Horizonte. Nasce seu filho primogênito, Thales Riveli Nascimento Maia.

2009 - Participa da primeira turnê oficial à China do Clã Moy Yat, através do projeto A Bordo do Junco Vermelho (On Board the Red Boat). No mesmo ano, Si Fu Anderson Maia reconhece seu segundo, terceiro e quarto discípulo, Pedro Gontijo (Moy Go Ji), Helder Lima (Moy Wut Dei) e Bruno Moura (Moy Bun No), todos com reconhecimento da MYVTMI, como "Membro Vitalício da Família Moy On Da San do Clã Moy Yat Sang".

2010 - Na ocasião do 70o. aniversário da líder Helen Moy, em New York City, juntamente com o Mestre Leonardo Mordente, lança a obra "Dr. Leung Jaan", a primeira publicação do projeto A Bordo do Junco Vermelho.

2012 - Em continuidade ao projeto A Bordo do Junco Vermelho (On Board the Red Boat) viagem novamente à China. Estabelece o núcleo em novo endereço, agora no bairro Sion. Reconhece seu quinto, sexto, sétimo e oitavo discípulo, respectivamente Pedro Naves Nogueira (Moy Dak Lo), Daniel Balparda (Moy Ba Daat), Paulo Nolli (Moy Na Lei) e Ana Carolina Breyner (Moy Lo Lin), todos com reconhecimento da MYVTMI, como "Membro Vitalício da Família Moy On Da San do Clã Moy Yat Sang". Nasce segundo filho, Théo Riveli Nascimento Maia.

2013 - Anderson Maia é convidado por seus mentores, Leo Imamura e Vanise Imamura, a ser o anfitrião do "Cinquentenário do Clã Moy Yat Sang", evento que reuniu em Minas Gerais centenas de pessoas do Clã Moy Yat Sang, bem como a líder maior da MYVT, madame Helen Moy, e os grãos-mestres norte-americanos Pete Pajil e Miguel Hernández.

2014 - Mestre Anderson Maia recebe de seu mentor a titulação "Mestre Sênior", a primeira cerimônia do gênero na América do Sul.Realiza a V Cerimônia de Baai Si, reconhecendo seu nono, décimo, décimo primeiro e décimo segundo discípulo, respectivamente César de Avelar (Moy Sek Saap), Thiago Rochael (Moy Dei A Go), Lúcia Morgado (Moy Lo Siu A) e Rafael Lembi (Moy Lai Fai), todos com reconhecimento da MYVTMI, como "Membro Vitalício da Família Moy On Da San do Clã Moy Yat Sang". Estabelece novamente no bairro Savassi, à av. Cristovão Colombo. Paralelo à mudança de núcleo na capital, inaugura também um privativo Mo Gun (recinto marcial) em sua residência, na cidade de São João del Rei - MG.

2015 - Anderson Maia completa 25 anos na Moy Yat Ving Tsun, sendo o Núcleo Belo Horizonte Savassi o primeiro na América do Sul a alcançar tal feito na MYVT, em atividade ininterrupta. Ocorre o lançamento do livro "25 Anos da Moy Yat Ving Tsun em Minas Gerais". 3 de dezembro de 2015 - No evento que celebrou os 75 anos da grande líder do Clã, madame Helen Moy, Anderson Maia é reconhecido pela International Moy Yat Ving Tsun Federation como Senior Master 6th degree, em cerimônia ocorrida na cidade de Philadelphia - EUA, que também reconheceu os primeiros oito grãos-mestres do Clã, dentre eles o Grão-Mestre Leo Imamura.

2016 - Anderson Maia inaugura o Núcleo Belo Horizonte Savassi em sua oitava sede, em 1/12/16, com ampliações para melhor assumir o Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial no Estado de Minas Gerais.